Quantidade de Páginas visitadas

Equipe Pedagógica

    Funcionário. Cargo, Escolaridade
    Erotides Gonçalves de Freitas Sup. de Ensino PNI275 Pedagogia/Matemática
    Maria Teresinha Golon Marchi Supervisora PNI275 Pedagogia
    Cleide R. Gonçalves Rocha Supervisora PNI275 Pedagogia
    Sueli Nicastro Tannouri Orient.Educac. PNI275 Letras/Or. Educac.



    A) Linhas de Ação

    A gestão democrática exige que as ações, decisões e encaminhamentos a serem adotados partam de decisões tomadas em conjunto pensando sempre na melhoria da qualidade de ensino e na da aprendizagem dos alunos.

    Buscando a melhoria da qualidade de ensino, os profissionais do Colégio Estadual “Emílio de Menezes”, estão envolvidos numa prática pedagógica consciente e responsável, compromissados com a formação de um cidadão crítico e atuante, que se situe como sujeito da história o que requer indispensavelmente o acesso a uma prática escolar que visa a transformação social e à apropriação de conteúdos que constitui o saber socialmente produzido e acumulado e que favoreçam a compreensão dos fatos políticos e culturais que nos rodeiam .

    Este Estabelecimento de Ensino prima por uma educação de qualidade, uma convivência sadia que favoreça a construção de identidades capazes de conviver com o incerto, o imprevisível e o diferente, empenhando-se em garantir a igualdade de oportunidades e a diversidade de tratamentos aos alunos para que tenham uma aprendizagem efetiva.

    A educação deve possibilitar ao cidadão a apropriação dos instrumentos adequados para pensar a sua prática individual e social e a aquisição de uma visão globalizada da realidade que possa orientá-lo em sua vida, avaliando criticamente o seu nível de conhecimento e as conseqüências das ações que pretende realizar. É através do conhecimento que o homem terá condições de agir com maior segurança, mesmo na incerteza.

    Os funcionários, docentes, pedagogos e diretores envolvidos conscientemente com seu trabalho e compromissados com a prática pedagógica consciente e responsável estabelecem um Plano de Ação tendo como objetivos prioritários:

1- Ofertar educação de qualidade que contribua para o desenvolvimento sustentável, o enfrentamento à diminuição da pobreza e das desigualdades sociais, além da apropriação dos conhecimentos.

2- Adotar e aperfeiçoar práticas coletivas de gestão democrática.

3- Implementar e ampliar a educação profissional.

4-Buscar maior sintonia entre os educadores, funcionários e direção do Colégio e Comunidade.

5- Envolver a comunidade escolar em estudos, debates, leituras e discussões sobre problemas e desafios a serem vencidos.

6- Aumentar e dinamizar os encontros com pais e responsáveis pelos alunos para incentivar e conscientizar sobre a função deles em relação aos filhos.
 
7- Empenho da Equipe Pedagógica na realização de trabalhos específicos, buscando a formação e/ou desenvolvimento de valores pessoais, envolvendo professores, alunos, pais e comunidade.

8- Implementar o uso do laboratório de Química, Física e Biologia, sob a assistência do Assistente de Execução, pelos docentes e alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

9- Atualizar e implementar o uso do laboratório de informática, dando atendimento principalmente aos alunos, docentes e funcionários do Colégio Estadual “Emílio de Menezes”.

10-Integrar o jovem no esporte, através de treinamentos esportivos, buscando o desenvolvimento técnico e tático.

11- Ampliar e implementar o uso da biblioteca e do seu acervo, realizando trabalhos integrados envolvendo alunos, professores e bibliotecários, oportunizando meios para que os alunos se apropriem da cultura geral e que ampliem seus conhecimentos e aprendizagem.

12- Realizar comemorações cívicas, artísticas, religiosas e esportivas, buscando a formação unilateral do indivíduo, a integração entre professores, alunos, pais e comunidade.

13- Promover palestras para docentes, alunos, pais e funcionários voltadas à formação humana, ética e pacífica com objetivo de instituir uma convivência pacífica na escola e na sociedade.

14- Incentivar os docentes e funcionários a participar de grupos de estudos para aprimorar os conhecimentos e, conseqüentemente, o ensino ofertado pelo estabelecimento.

15- Programar reuniões pedagógicas para análise e reflexão dos problemas e necessidades e criar estratégias para superação do constatado.

16- Oportunizar momentos para reflexão sobre a práxis, estudar os fundamentos teóricos propostos neste Projeto e assim aprofundar conhecimentos sobre conteúdos, avaliação e assuntos inovadores em Educação.

17- Priorizar o pedagógico e a avaliação diagnóstica buscando a melhoria do processo de aprendizagem do aluno, tendo como preocupação constante o grau de assimilação de conhecimentos necessários à inserção dele como cidadão crítico, pensante e atuante, priorizando no processo avaliativo a retomada das avaliações e a sua reformulação pelo aluno para a melhoria de sua aprendizagem.

18- Adquirir recursos de ensino necessários ao bom desempenho das atividades docentes e discentes principalmente os de informática.

19- Realizar a adequação do espaço físico (laboratório, sala de estágio, sala de professores, biblioteca, sala para coordenação do Curso de Formação de Docentes), para que haja a acomodação necessária ao bom andamento da demanda escolar.

20- Possibilitar a aplicação de testes simulados nas turmas finais do Ensino Médio, visando ao seu posterior ingresso na universidade, próxima etapa na vida escolar desses alunos.

21-Realizar reuniões bimestrais com pais ou responsáveis pelos alunos para acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem.

22- Incentivar a participação da comunidade, inclusive com a abertura da escola nos finais de semana, para que haja possibilidade de os trabalhadores se integrarem em atividades diversas como: fanfarra, coral, e/ou eventos esportivos (campo de futebol, quadras esportivas).

23- Incentivar e possibilitar a participação efetiva do Grêmio Estudantil.

24- Agilizar o processo para a permanência de um caseiro, pessoa idônea, responsável (preferencialmente um soldado), para possibilitar maior segurança e tranqüilidade aos alunos, docentes e pais ou responsáveis, amenizando os índices de violência nas proximidades do Colégio Estadual “Emílio de Menezes”.

25- Atender alunos portadores de necessidades especiais, com apoio e assessoria pedagógica do Núcleo Regional de Educação, bem como contando com o suporte técnico e o fornecimento de recursos de ensino necessários e demais materiais de estudo que possam auxiliar o docente e a equipe pedagógica a superar os desafios encontrados no dia-a-dia e a alcançar o sucesso escolar do aluno incluso.

26- Instituir um Conselho de Segurança, composto pela comunidade e pessoas da escola e, juntos, desenvolver projetos sobre segurança escolar, tendo em vista amenizar os índices de violência que afetam o âmbito escolar.

27- Instalar catraca para o registro de entrada e saída dos alunos, controlando melhor a permanência deles no espaço escolar.

28- Dar continuidade às parcerias já existentes e ampliá-las, visando a desenvolver ações que possam promover valores relacionados com a educação e a cidadania.

29- PLANO DE AÇÃO – EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

    OBJETIVOS AÇÃO/ATIVIDADE RESPONSABILIDADE EXECUÇÃO
    CRONOGRAMA
   
- Implementar e ampliar a Educação profissional - Grupos de Estudos:

- Discussão da realidade educacional da escola

- Planejamento por área/disciplina

- Reelaboração do PPP

- Elaboração de Projetos -Coordenação de Curso - Pedagogos

- Todos os professores

1º Semestre

- Encaminhar a prática de formação de modo que o aluno adquira uma visão global de ensino de acordo com a legislação vigente - Articulação entre os processos: educativo, político social, cultural e profissional.

- Palestras com diferentes profissionais da Educação atendendo às temáticas da proposta Curricular do Curso.

- Grupos de estudos com alunas.

- Estágios de observação em salas especiais/alunos portadores de necessidades educacionais especiais (DA, DV e DM) - Coordenação de Está-gio

- Pedagogos

- Professores de Estágio Supervisionado

- Alunas de 1ª e 2ª séries



   Bimestral

- Observar alunos da educação de Jovens e Adultos, educação Infantil e séries iniciais da educação Fundamental. - 

- Estágios de observação de turmas de educação de Jovens e Adultos e nas 3as séries do Ens. Fundamental.

- Projetos:
a) Reforço Escolar;

b)Educação Infantil;

c)Visita à Escola Indígena (Tamarana) - Coordenação geral

    - Pedagogos
    - Professores Estágio Supervisionado
    - Alunas da 1ª e 2ª séries
    - professores da turma

Bimestral

- Promover estudos para analisar, recuperar e implementar a história das brincadeiras, das artes, das músicas, das danças, do teatro e da literatura. - Inventariar o maior número possível de artes, das brincadeiras, dos brinquedos. - Cooordenação de Es-tágios

- Professor de Arte

- Alunas das 3as séries
2007

- Criar as condições necessárias para que o aluno contextualize os conteúdos apreendidos durante o curso, para vivenciar as práticas pedagógicas através de Estágios Supervisionados Estágio Supervisionado:

- Planejamento

- Elaboração de materiais didáticos

- Elaboração de atividades

- Avaliação - Coordenadores

- Professores de Estágio Supervisionado

- Alunas das 4as séries









Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito